Núcleo Saúde - Cooperativa de trabalho em Saúde e Qualidade
Sobre Nós
Você está em: Início / Sobre NósA Cooperativa de Trabalho em Saúde e Qualidade conhecida como Núcleo Saúde, surgiu no dia 28 de maio de 2018, nasceu através do idealismo de 03 profissionais de enfermagem, preocupados em manter o atendimento ao cliente no mais alto nível associando qualidade e assistência. Uma combinação especial de ética, parceria, respeito, valorização do ser humano e resultados.
Utilizando valores como: Gestão democrática, Governança cooperativa, Credibilidade, Excelência na melhoria contínua dos processos e dos resultados do trabalho, Transparência e ética nos negócios, Educação e capacitação profissional, Intercooperação, Sustentabilidade, gerenciando recursos de forma social, econômica e responsável, Responsabilidade social, Desenvolvimento científico e tecnológico.
Uma das cooperativas mais crescentes do Estado, a única do segmento que possui certificação de registro pela SESCOOP/SE e OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), além dos registros pela Junta Comercial e seus órgãos reguladores.
A Cooperativa Núcleo Saúde em seu primeiro ano, 2018 e com sede na Sociedade Médica de Sergipe, em Aracaju, iniciou seus trabalhos contando com 24 cooperados ativos, iniciando em um dos hospitais mais importantes do estado, Hospital São Lucas, disponibilizando serviços especializados de enfermagem para um atendimento de qualidade aos usuários do hospital. A Núcleo Saúde tem como missão “desenvolver o cooperativismo com qualidade, seriedade e transparência com serviços diferenciados que possam promover a saúde, buscando satisfazer as necessidades de nossos clientes e sócios cooperados”.
O modelo de negócio foi construído pensando no bem estar do cooperado, além de trazer novas ideias, geração de empregos para profissionais com e sem experiência em diversas áreas, além de um estatuto forte e que desempenha um papel fundamental no crescimento do trabalho da Núcleo Saúde. No mesmo ano ações foram implementadas para o crescimento de novos parceiros que logo vieram com o aumento de quadro e criação da confiabilidade dos seus contratantes.
Ainda em 2018, a Núcleo Saúde implementou seu primeiro benefício aos seus cooperados, inclusive, o mais bem avaliado por seus associados, a Cesta Alimentícia. Como forma de incentivo e fidelização. Já são mais de 100 toneladas de alimentos entregues.
Com valores estabelecidos, a Núcleo Saúde em 2019 teve um vasto crescimento, não só no número de cooperados, mas na diversidade de profissionais oferecidos. A equipe de Enfermagem foram os primeiros profissionais que se destacaram no mercado, levando o nome da Núcleo Saúde para outros hospitais contratantes.
Ainda no ano de 2019 o número de cooperados aumentou consideravelmente e as parcerias começaram a ser fortalecidas, a exemplo da empresa NESES (Núcleo de Ensino em Saúde e Emergências de Sergipe), que juntamente com a cooperativa, iniciou a oferta de cursos com mais qualidade, além de cursos internacionais, que qualificou mais ainda a equipe. Profissionais preparados para realizarem atendimentos com mais segurança.
Só em 2019, foram mais de 5 mil horas de treinamentos, convertidas em cursos de imersão, cursos com foco em cada profissão oferecida, além de bolsas de estudos para especializações técnicas, a exemplo, do curso de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, mais um benefício oferecido aos cooperados. Este que contempla mais uma parceria com o Centro de Estudos Fundação São Lucas, o qual promove cursos para a área de saúde e contempla ainda especializações técnicas.
Ainda neste ano, Cooperados foram beneficiados pelo Rateio, que são as sobras líquidas do ano anterior, um direito assistido e exposto de forma transparente em suas assembleias, as quais podem ser votadas e compartilhadas entre seus sócios. Prática que vem se estendendo todos os anos aos seus cooperados.
Falando em benefícios, a Núcleo Saúde sempre pensou no bem estar do seu cooperado, além de investir também em capacitações. Foi dessa forma que novas ideias foram implantadas, a exemplo: Seguro de vida e contra acidentes, programa de estagiários, cursos gratuitos, acompanhamento “in loco” da supervisão da própria cooperativa e atendimento odontológico, com uma odontóloga exclusiva para cooperados e familiares dos mesmos.
Em 2020 com o inicio da pandemia, a cooperativa manteve sua organização e planejamento, vários desafios foram superados e ao mesmo tempo, sobressaltou mais ainda no mercado sergipano. Desta vez, sendo observada por outros hospitais que já conheciam o trabalho e depositaram sua confiança no trabalho que já vinha sendo realizado, mas que a pandemia, fortaleceu.
A NS foi a única cooperativa do Estado de Sergipe que esteve presente no único hospital de campanha particular, construído pela Rede Do’r São Lucas, atendendo casos graves da COVID-19. No hospital, 90% da equipe, eram cooperados, desde seus Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Secretários Clínicos e muito mais. Em tempos difíceis aos quais impulsionou a ideia da criação de Núcleo de Educação Permanente, que pudesse acompanhar não somente os cooperados, mas que em parceria, poderiam ser treinados colaboradores dos hospitais, aos quais possuem protocolos e acreditações internacionais. O NEP conseguiu implementar novas ferramentas para investir em treinamentos presenciais, in loco (dentro das unidades de terapia intensiva dos hospitais) e também em aulas online.
Em 2020 foram quase 10 mil horas de treinamentos, aos quais contribuíram para uma assistência comprometida na segurança do paciente, mediante das comorbidades expostas aos vírus.
Com o crescimento dos números de infectados e das condições expostas aos profissionais da área de saúde, alguns benefícios foram implantados, pensando no cansaço mental e físico os quais eram expostos. A fisioterapia, com massagens relaxantes, ventosa terapia e o cuidado com problemas crônicos, foi um dos benefícios implantados para a melhoria do bem estar do cooperado. Outrora, a psicologia veio também aliar esse cuidado, desta vez com a saúde mental dos mesmos, que podiam ser atendidos de maneira gratuita.
O atendimento quanto à assistência ao cooperado ganhou força também, inclusive no acompanhamento as orientações quanto aos benefícios do INSS e também o afastamento de gestantes quanto ao perigo do vírus.
A NS esteve envolvida em algumas trabalhos de cunho social, principalmente depois da criação do projeto “A hora de doar”, que tem por objetivo escolher instituições de caridade ou pessoas que realizem trabalhos dentro de comunidades carentes. Durante esses anos, mais de 20 toneladas foram doadas, além de materiais de higiene pessoal.
Em 2021 a NS teve sua consolidação, atendendo aos grandes hospitais do Estado e ainda ampliando seus atendimentos para o interior. Foi importante toda a base de crescimento na assistência hospitalar e nos atendimentos em Homecare.
Com crescimento da demanda e com a estrutura ficando pequena, a diretoria resolveu buscar um novo local que pudesse atender às necessidades, desde mão de obra até espaço físico, para trazer mais conforto e claro, objetividade para o trabalho. A cooperativa passa a operar na Rua Coronel Stanley Silveira, 258, em um prédio que possui mais de 20 salas, com um espaço amplo, que propiciou inclusive a inauguração da Sala de “Simulação Realística”, que começou seus trabalhos oficialmente em novembro do mesmo ano.
Isso fez com que, novos cursos pudessem ser realizados simultaneamente e cooperados qualificados com mais eficiência, usando metodologias ativas, que puderam maximizar o trabalho já oferecido.
Ao final de 2021, um grande evento foi realizado para cooperados e empresas parceiras, a NS trouxe a Aracaju, Leandro Karnal, um dos maiores palestrantes do Brasil, além de um escritor renomado e apresentador de tv.
Em 2022, o trabalho continuou com mais qualidade, idealizando novos projetos e ampliando mais ainda os benefícios aos associados.
A Núcleo Saúde implementa novas políticas que incorporem considerações de ordem econômica, social, cultural e ambiental na definição dos negócios e operações, visando à perenidade da cooperativa.